Cifra Club

15 músicas da Tina Turner para tocar no violão

Quer aprender a tocar algumas músicas de uma das vozes mais aclamadas da música mundial? Então, vem com a gente conhecer várias cifras da eterna diva Tina Turner!

Redescobrir o legado de Tina Turner é reconhecer a sua importância como cantora. Nesse sentido, ela construiu sua carreira como artista solo e se consagrou como uma das maiores vozes do mundo. Para homenagear essa artista incrível, separamos as melhores músicas de Tina Turner para você aprender a tocar!

Tuba Turner cantando em show segurando o microfone com uma mão e o cabo na outra
Tina Turner deixou um legado importantíssimo em vida (Foto: Divulgação)

Além de milhões de discos vendidos, ela deixou e ainda deixará por muitos anos a sua marca. Bateu a curiosidade em saber mais sobre essa artista incrível? Então, aproveita e vem com a gente relembrar algumas cifras de músicas incríveis da Tina Turner!

Cifras de Tina Turner para aprender hoje mesmo

Em geral, nossa seleção é direcionada a quem está em um nível intermediário no violão. Isso significa que existem alguns desafios, mas que, com bastante estudo e paciência, serão solucionados rapidamente.

Vai aí uma prévia do que vamos ver hoje:

  • The Best
  • Lets Stay Together
  • Private Dancer
  • Proud Mary
  • We Don’t need Another Hero
  • Paradise Is Here

1. Be Tender With Me Baby

Todos os 8 acordes de Be Tender With Me Baby são tranquilos de montar. No entanto, dê atenção às pestanas que aparecem em Bb, F e Gm. Ademais, a sequência dos shapes facilita bastante o aprendizado dessa música. Por fim, acompanhe a cifra para saber quantas vezes tocar a batida por acorde.

2. Tonight

Tonight também conta com shapes bem fáceis. Por isso, entre os 7 acordes da música, estude primeiro as pestanas que aparecem em B, F#, F#m e sobretudo G#m (tocado na 4ª casa do violão). A vantagem dessa música é que, entre uma pestana e outra, surgem outros acordes sem pestana.

3. River Deep Mountain High

Primeiramente, coloque o capotraste na 1ª casa do violão. Esse acessório facilitará bastante o aprendizado de River Deep Mountain High. Além disso, essa música conta com apenas 3 acordes. São eles: Ab, Bb e Eb. Apesar da quantidade reduzida, todos os shapes são feitos com pestana.

4. Goldeneye

O riff da introdução de Goldeneye é bem tranquilo, pois tem poucas notas. Ademais, a música conta com apenas 5 acordes, sendo 2 com pestana (F# e C#m). Portanto, divida seu estudo em partes (primeira estrofe, segunda estrofe, refrão etc.). Isso torna o aprendizado bem mais dinâmico!

5. Help

A cifra de Help, da Tina Turner, é uma das mais elaboradas da nossa lista. Para facilitar, estude os 16 acordes em um andamento mais lento, até você ser capaz de tocá-los com mais facilidade. Nesse sentido, atenção especial com os shapes de Am/G, C7(11) e Bb/F. Aprender essa música é um ótimo exercício de harmonia!

6. Two People

Com 16 acordes, Two People é uma das músicas com mais detalhes da nossa lista. Com isso, faça a divisão dos seus estudos entre os acordes com e sem pestana. Assim, seu aprendizado fica mais dinâmico. Portanto, veja primeiro os shapes de Bbsus4, Ebm, Ab7, Db e Eb, que inclui uma meia pestana.

7. Paradise Is Here

Em relação aos 11 acordes de Paradise Is Here, sua atenção deve ser dobrada! Embora grande parte dos shapes seja fácil de ser montada, alguns deles merecem mais atenção. Esse é o caso de C/G e Gm/Bb. No entanto, a sequência em que os acordes são tocados é simples. Portanto, treine bastante até que o som de todos saia claro e limpo, combinado?

8. I Don’t Wanna Fight

I Don’t Wanna Fight conta com 7 acordes e nenhuma pestana! No entanto, alguns shapes precisam ser estudados com um pouco mais de paciência. Nesse sentido, atenção com os acordes D/F# e Em9. Além disso, atente-se às trocas e, principalmente, à duração de cada um dos acordes durante a música.

9. Let’s Stay Together

A cifra de Let’s Stay Together possui 12 acordes. Embora a maioria dos shapes seja simples, alguns requerem maior atenção. É o caso de C#m7, na 4ª casa, e Amaj7, cuja digitação é pouco comum. O acorde Dsus2 pode assustar à primeira vista, mas é um dos mais simples de executar.

10. Private Dancer

Embora a maioria dos 13 acordes de Private Dancer seja simples, alguns deles merecem atenção redobrada. É o caso do C#dim, feito com uma meia pestana, e de F#dim, cuja digitação precisa ser estudada com calma. Portanto, tente treinar enquanto ouve a música para facilitar sua percepção da levada e da duração em cada acorde.

11. What’s Love Got To Do With It

What’s Love Got To Do With It conta com apenas 7 acordes, e grande parte deles precisa ser estudada com calma. Para facilitar seus estudos, separe os shapes sem pestana (3) dos com pestana (4). Além disso, os acordes C#m (4ª casa) e G# (meia pestana) precisam ser verificados com bastante paciência.

12. I Don’t Wanna Lose You

Com 14 acordes, I Don’t Wanna Lose You é uma das melhores músicas de Tina Turner para tocar. 6 shapes são feitos com pestana, e a batida da música é bem tranquila. Ademais, como se trata de uma quantidade elevada de acordes, tome cuidado para não acelerar as trocas deles, combinado?

13. Proud Mary

Você será capaz de tocar com grande facilidade a cifra de Proud Mary, da Tina Turner. Ainda que alguns shapes sejam montados em pestana, quase todos os 9 acordes são tranquilos de montar. E lembre-se: cuidado para não acelerar o andamento.

14. We Don’t Need Another Hero

Com certeza você vai ser capaz de tocar essa música de Tina Turner sem maiores problemas. We Don’t Need Another Hero conta com algumas pestanas entre seus 10 acordes, mas nada que uma boa dose de paciência não resolva. No entanto, o shape que merece mais atenção não é feito com pestana. Contudo, sua digitação é um tanto quanto peculiar. Trata-se do acorde D#m.

15. The Best

Em The Best, aparecem alguns shapes menos usuais entre os 17 acordes. É o caso de Dm11, Dm6, Em6-, F2 e F4. Justamente por isso, comece seus estudos por esses acordes. Ademais, preste atenção nas mudanças rápidas de acordes e no refrão. Portanto, ouça a música lendo a cifra, mas sem tocar ainda, e prestando atenção na melodia vocal de Tina.

Curtiu aprender a tocar as músicas de Tina Turner? Certamente, foi agregador para a sua evolução no violão, pois você aumentou seu repertório no instrumento.

Além disso, é sempre muito importante honrar o legado de grandes nomes da música, e Tina foi gigante em vida. Para expandir essa homenagem a mais pessoas, compartilhe este artigo com amigos e amigas que possam se interessar em tocar hits mundiais no violão!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK